“Educação infantil é amor e dedicação. É respeitar o tempo de cada aluno para garantir sua inserção no mundo do saber.” – Heloísa Paiva
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, que visa o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos. É uma fase de grande importância, pois é quando as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu núcleo familiar e desenvolve habilidades fundamentais para o seu crescimento e estimular o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e emocional. É através do lúdico que o professor obtém informações valiosíssimas sobre seus alunos, além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com seus pares, na construção do raciocínio lógico, matemático, nas representações pelo mundo.
Para trabalhar esse universo contamos com vários desenvolvimentos e habilidades como:
Desenvolvimento cognitivo: É o processo de evolução da criança na capacidade de processar informações, adquirir e utilizar conhecimentos no dia a dia, para desenvolver estas habilidades, os professores devem ter em seu planejamento, recursos e estímulos como leitura diária, roda de conversa, brincadeiras de cantiga, jogos que trabalhe o raciocínio, música, jogos de encaixe, massinhas de modelar e atividades com o movimento de pinça, como, por exemplo, o uso do pregador, passando bolinhas de um pote para o outro.
Desenvolvimento social: O desenvolvimento social desempenha um papel fundamental na vida das crianças, permitindo que elas interajam entre os pares. Através dessas interações, as crianças formam amizades, comunicam-se, negociam, resolvem problemas e compartilham experiências. Esse processo é essencial para a construção do autoconhecimento e da autopercepção, pois é nas relações sociais que as crianças começam a compreender suas emoções e a identidade.
Desenvolvimento Emocional: O qual tem um papel essencial na construção da inteligência emocional e da autonomia das crianças. As crianças começam a compreender e a gerenciar suas emoções, aprendendo a lidar com frustrações e a se expressar de forma respeitosa. No dia a dia, trabalhamos esses aspectos por meio de atividades em grupo, como rodas de conversa e contação de histórias, onde incentivamos a escuta e o compartilhamento de sentimentos. Momentos como brincadeiras de cooperação e jogos ajudam a desenvolver a capacidade de resolver conflitos de forma saudável, promovendo respeito e empatia. A autonomia é incentivada em situações práticas, como o momento de arrumação dos materiais e a escolha de atividades, estimulando a responsabilidade e o protagonismo infantil.
Para terminar, não podemos esquecer um desenvolvimento muito importante na educação infantil que é:
O brincar na aprendizagem: Que é uma ferramenta fundamental no aprendizado infantil, pois permite que a criança explore, descubra e compreenda o mundo ao seu redor de forma natural e prazerosa. Em nossas práticas pedagógicas, integramos atividades que combinam diversão e educação, proporcionando um ambiente onde o conhecimento surge de forma espontânea. Utilizamos jogos, brincadeiras dirigidas e atividades lúdicas, que desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças. Ao brincar de faz de conta, por exemplo, elas aprendem a resolver problemas, exercitam a criatividade e constroem sua identidade. As brincadeiras de cooperação incentivam o trabalho em equipe e o respeito às diferenças, enquanto as atividades ao ar livre ajudam na coordenação e percepção do ambiente. Assim, a educação e o brincar caminham juntos, preparando a criança para os desafios da vida com alegria e leveza.
E para finalizar, aqui no Antão Ferreira temos a certeza que a educação infantil é uma fase essencial para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando as bases para habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras que serão levadas ao longo de suas vidas.
Através do lúdico e do brincar, elementos centrais nessa fase, a criança explora, cria e compreende o mundo ao seu redor de forma divertida e significativa. Ao estimular a autonomia, a inteligência emocional e a interação social, construímos um ambiente acolhedor e educativo que promove a aprendizagem integral. A educação infantil, assim, não só prepara as crianças para a vida escolar, mas também para se tornarem cidadãos ativos e conscientes em sociedade, com valores de respeito, empatia e cooperação.
Autoras: Ana Paula Valloto, professora do Maternal, pedagoga e pós-graduanda em Educação Infantil e Suely Pereira, professora do Jardim e Pré, pedagoga.