Sabia que 1,35 bilhões de pessoas falam inglês pelo mundo, mas só 370 milhões são nativos?
É impressionante como essa língua é uma verdadeira cidadã do mundo, presente em diversas áreas como política, economia, turismo e cultura!
E se você está se perguntando o que isso tem a ver com a sua criança?
A resposta é simples: estudos comprovam que aprender inglês desde a infância ajuda no desenvolvimento psicológico, social e cultural das crianças. isso porque aprender uma nova língua abre um mundo de possibilidades na comunicação e expressão, estimulando ainda mais o desenvolvimento infantil. para te ajudar nessa missão , fazendo passo a passo com dicas práticas:
– Comece envolvendo seu filho na língua inglesa, evite traduções e experimente atividades lúdicas em inglês. e se quiser resultados ainda melhores, aposte em tecnologias que auxiliam no aprendizado em inglês, afinal, vivemos em um mundo conectado e globalizado!
– E visto traduções, associe as palavras em inglês com imagens mentais ;
– estimule diariamente com filme as músicas brincadeiras em inglês!
– para ser ainda mais efetivo, tente inovar nas formas de aprendizado.
– lembre-se que aprender um novo idioma não é só aprender gramática e pronúncia. o idioma é vivo e dinâmico, então hora da aula é hora de se divertir;
Experimente tudo isso, matricular e seu filho no colégio Antão Ferreira e o vejo tornando um aluno expert de inglês, afinal, aqui ele aprenderá inglês brincando !
É isso aí. aprenderam um novo idioma levar tempo e tem que ser estimulado diariamente. Mas o importante é que, segundo nossas dicas, você ajuda o seu pequeno a ter um futuro brilhante pela frente!
O inglês no dia a dia: A importância do ensino bilíngue.
O status globalizado dessa língua franca fica ainda mais claro quando evidenciamos sua importância para a comunicação em áreas diversas, como política, economia, turismo e cultura.
É comprovado, através de inúmeras pesquisas, que o aprendizado da língua inglesa, desde a primeira infância, colabora para o desenvolvimento psicológico, social e cultural das crianças, considerando que ao aprender o inglês a criança ganha uma nova forma de comunicação. Sobre as manifestações do aflorar infantil o poeta Loris Malaguzzi diz:
Ao contrário, as cem existem. A criança é feita de cem. A criança tem cem linguagens, cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar, cem, sempre cem modos de escutar […].
É importante dar o devido destaque à afirmação de que ensinar uma segunda língua vai além da gramática e de sua pronúncia. Assim como em todas as línguas, o inglês é vivo e dinâmico e sua aquisição se torna única e determinante para cada indivíduo. Pensando nisso, como podemos ajudar nossas crianças com o bilinguismo?
Bom, para responder essa pergunta vamos retomar ao modo como todos os seres aprendem uma linguagem. Como um bebê aprende a falar? Ouvindo os pais, assistindo atenciosamente os movimentos da boca e copiando, adaptando e trazendo um sentido àquele som através da contextualização. E o primeiro passo para a aquisição da língua inglesa é fácil assim: envolva o seu filho na língua alvo!
Segundo passo, evite o uso de traduções. Quando ouvimos uma palavra em inglês e em seguida ouvimos a sua tradução, nossa mente perde o processo de associação entre palavra e imagem, o que causa grandes perdas para o ensino bilíngue. Sendo assim, devemos trocar o processo de tradução pela associação e incentivar a mente das nossas crianças à busca por imagens mentais para os sons da nova língua.
Lembre-se, o processo de aprendizagem para a língua inglesa é longo e deve ser estimulado diariamente, seja com músicas, filmes, e até mesmo jogos e momentos de
brincadeiras que podem ser contextualizadas para o estímulo da língua alvo.
Texto: Professora Emily Gabrielle